sábado, 31 de maio de 2008

DRAGON BALL - THE MAGIC BEGINS

Galera, não se preocupem, o Blog não esta abandonado, é porque ainda não tem nenhuma noticia relacionado ao filme, devido a falta de noticias para vocês eu resolvi postar sobre o antigo filme de DragonBall Live Action produzido na China, retirado do Torre de Karin.

Leandro A. Ferreira do Torre de Karin: Já faz tempo que me pedem um post especial sobre o antigo filme de Dragonball… Bem, sinto que chegou a hora. Vamos começar logo porque esse vai ser longo…



Seria muita idiotice analisar um filme desse e apenas sair por ai dizendo “tosco”, “mal feito” e variações disso, afinal, trata-se de um filme Chinês feito na década de oitenta, só por aí já seria suficiente pra sabermos o quão “ruim” ele é. O filme foi feito antes mesmo das negociações por direitos autorias terminarem, por isso, na versão americana todos os nomes foram trocados. Mas vamos logo ao que interessa.



Uma vila que possuia uma Dragon Ball em seu poder é atacada por Pilaf, porém em uma versão extremamente mais demoníaca e perigosa. Ele ataca os aldeões e a filha do chefe, a garota Chichi, acaba fugindo de lá. Ele descobre então que em uma casa um pouco longe dali está localizada a outro esfera.




Nessa casa é onde vive Goku com seu avô Gohan. Os dois vivem sozinhos e bem treinando Kung Fu sempre que podem. A dieta dos dois é muito semelhante à do garoto na série, afinal eles comem tigres, leões e elefantes! Após perder para seu avô o garoto vai em busca de um gigante jacaré quando um carro vem em sua direção e ele o segura assustado com aquela máquina. Era Bulma atrás da esfera que ele possuia.



Os dois soldados de Pilaf, que deveriam ser Mai e Shu, e no entando se parecem mais com Arnold Schwarzenegger e Cindy Lauper, atacam a casa de Goku e Gohan por causa da esfera de quatro estrelas e acabam levando o velhote junto com o artefato. A partir dai Bulma o convence que eles poderiam procurar as demais esferas e assim encontrar Gohan.



No caminho eles encontram um sujeito estranho perseguindo Chichi, tratava-se de Oolong. Uma tremenda boa sacada foi colocar a imagem de um gordinho bobo e tarado para representar o porquinho, simplesmente ótimo! Ele muda de forma como na série e é responsável por algumas ótimas cenas. No mesmo local eles se deparam com Yamcha que quer roubá-los.




A cena onde ele retira sua espada da bainha é igual à do anime. Assim como o desenrolar da luta entra os dois. O golpe final dado por Goku é utilizando seu Nyoibou crescendo e arremessando o sujeito longe. Algo que precisa ser mencionado aqui é o fato de Yamcha ficar todo “travado” e correr como um desesperado quando Bulma e Chici aparecem na sua frente. Ele realmente tem medo de mulher.




Até então temos uma história pobre em efeitos, figurino, atuação e tudo mais, mas muito próximo do original. Pual marca presença, mas como uma ave. Acima podem ver a foto do mascote de Yamcha e Bulma (mais velha) com Chichi ao seu lado. Outra cena que precisa ser destacada é a discussão entre Oolong e Pual durante a luta. Claro que não caberia alí eles já se conhecerem ou terem frequentado escola juntos, mas a rivalidade entre os dois ficou marcada naquele rápido momento.




Chichi fala sobre Mestre Kame e que eles deveriam procurá-lo para que os ajudem. A casa do velhote fica realmente em uma ilha, ele é careca, tem um casco nas costas e óculos escuros. Todas as faces de sua personalidade estão lá: brincalhão, desencanado, um ótimo guerreiro e fica “babando” nas pernas de Bulma quando ela aparece. É a partir daí que algumas cenas ótimas acontecem: Kame tentava domar a KintoUn, e acaba utilizando-a para ver quem mentia, se Goku ou Yamcha em suas histórias. Goku acaba conseguindo subir na nuvem por ter um bom coração e ele a entrega de presente.




Nessa hora ele concorda em ajudá-los em troca de um “paf-paf”, exatamente como na série. Bulma pede que Oolong se transforme nela e deixe o velhote fazer o que quiser. O gordinho primeiro se transforma numa Bulma horrorosa o que a deixa bastante irritada. Em seguida ele acerta na metamorfose e temos a hilária cena de Kame realmente fazendo um “paf-paf”. Essa sequência pode ser vista no Movie #1 de Dragon Ball, que foi chamado aqui no Brasil de “A Lenda de Shen-Long”. Nesse movie acontece exatamente essas mesmas coisas em troca da esfera.




A partir daí a ação toma conta de verdade. Eles são atacados pelo bandode Pilaf. Mestre Kame começa a mostrar todas as suas habilidades enquanto Goku e Yamcha ajudam nas lutas. Eles retornam para a vila de Chichi e então Mai é morta metralhada no peito por Oolong enquanto Shu morre explodido por sua própria arma e pelas mãos de Bulma. Em seguida eles são atacados pelos moradores da aldeia controlados por Pilaf, onde Son Gohan ainda estava vivo e se junto à luta. Goku usa a KintoUn para chegar até o demônio e desfazer o feitiço.



Após algumas trocas de golpes, Mestre Kame descobre que ele engoliu as esferas e decide colocar a última que eles têm em seu poder na boca do inimigo. Goku faz Pilaf engolir a última esfera com o Nyoibou e então Shen-Long é evocado explodindo o inimigo por dentro. Essa morte do oponente também pode ser vista no Movie #1 de Dragon Ball, onde o rei Gorumez é vencido da mesma forma. Eles então pedem à Shen-Long que reconstrua a vila de Chichi e tudo fica novamente em paz.



O filme é ruim? Sim. É mal feito? Evidente! Mas muita coisa tem que ser levada em conta como o País que o produziu (que na época apenas fazia diversos filmes de KungFu) e a década em que foi filmado. Apesar de tudo isso a idéia é louvável e a proximidade com o anime é tão grande que torna a tarefa de assistí-lo para nós (fãs da série) algo até agradável. Identificar os personagens e os momentos do anime fazem com que essa pérola tenha que ser vista por quem realmente curte Dragonball. Esperamos agora a nova versão americana.


Abaixo vocês podem ver as cenas do Movie #1 de Dragon Ball que mais se assemelham à esse Live-Action como: a Bulma versão Oolong, os soldados do vilão tanto no movie como no Lic-Action, além do inimigo na animação também sendo vencido com as esferas no estômago.




Título Original: Xin Qi Long Zhu Shen Long De Fu Shou

Título em Inglês: Dragon Ball - The Magic Begins

Gênero: Fantasia / Ação / Comédia

Duração: 01h28

Estúdio e Distribuição: FilmsWell International Ltd

Direção: Joe Chang e Leung Chung

País: China

Ano: 1989

7 comentários:

Matt disse...

Caramba, não sabia que tinha um filme de db. Bem antigão pelas imagens, mas deve ser engraçado como os caras tentaram fazer na epoca xD

Cristiano disse...

esse chinês de quase 20 anos só vai perder rpa esse novo nos efeitos, no demais, tenho certeza q eh bem melhor q esse q estamos esperando!!!

Matt disse...

Será, Cristiano?
Talvez essas mudanças tenham um impacto bom no filme. Claro, os fãs não irão gostar (eu mesmo estou um pouco na dúvida), mas nenhum trailer nem teaser saiu ainda. Podemos esperar o melhor, por enquanto.
Teaser tá vindo né? Era dia 15 ou 14 que falaram, não lembro.
Ô ansiedade xD

Anônimo disse...

poxa alguem tem a legenda desse filme? baixei a versão em francês...

Anônimo disse...

porfavor me ajudem eu quero ver esté filme onde eu vo achar esté filme

cleiton disse...

essa DISGRAÇA ta orrivel botaro esse tripa seca pra ser o goku depois vai botar um anão pra ser vedita, cambada de fila da puta vai acabar com a obra, devi deixar na mão de quem sabe faser filmes de verdade A MARVEL.

Anônimo disse...

esa menda ai de filme do caraio nao vai ter o melhor de todos o vegeta nei sabe fazer filme fica fazendo vai toma no cu desgraçados filho da puta ate mesmo thundercats que e montagem ficou melhor que esa mesda de filme

 
Dragon Ball - O Filme © 2008-2009